O Comité Executivo do Conselho Central dos Sindicatos da OTM-Central Sindical e a Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO) cancelaram todo o processo preparatório das comemorações do Dia do Trabalhador, assinalado a 01 de maio, devido ao novo coronavírus (Covid-19).
Em comunicado de imprensa, o Comité Executivo esclareceu que esta decisão foi tomada na sequência do “estrito cumprimento dos comunicados do Chefe de Estado moçambicano”, mencionando assim as medidas anunciadas para travar a propagação do coronavírus no país.
O Dia do Trabalhador em 2020, acrescentou, conta com o apoio de todos os trabalhadores envolvidos na luta sem tréguas contra a pandemia da Covid-19, através de todas as formas possíveis de prevenção. Foi com estas palavras que o Comité Executivo incentivou todos os trabalhadores para que cumpram rigorosamente as medidas de prevenção anunciadas pelas autoridades competentes.
A entidade apelou ainda às empresas para que cumpram com as medidas de prevenção coletiva, entre as quais as da higienização dos balneários coletivos, o uso dos mesmos em número não superior ao recomendado, a suspensão do uso dos bafómetros coletivos e de outros instrumentos de controlo coletivo que passem pela boca.
Recomendou igualmente as empresas a apoiarem, na medida do possível, os seus trabalhadores e a colaboradores em meios de prevenção, nomeadamente em gel de mãos, máscaras e outros.
Nenhum trabalhador, sublinhou, poderá ser expulso ou ver os seus direitos comprometidos por estar infetado ou impossibilitado de ir ao serviço por causa do surto iniciado na China.