Moçambique: Comemorações do Dia do Trabalhador canceladas devido à Covid-19

O Comité Executivo do Conselho Central dos Sindicatos da OTM-Central Sindical e a Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO) cancelaram todo o processo preparatório das comemorações do Dia do Trabalhador, assinalado a 01 de maio, devido ao novo coronavírus (Covid-19).

Em comunicado de imprensa, o  Comité Executivo esclareceu que esta decisão foi tomada na sequência do “estrito cumprimento dos comunicados do Chefe de Estado moçambicano”, mencionando assim as medidas anunciadas para travar a propagação do coronavírus no país.

O Dia do Trabalhador em 2020, acrescentou, conta com o apoio de todos os trabalhadores envolvidos na luta sem tréguas contra a pandemia da Covid-19, através de todas as formas possíveis de prevenção. Foi com estas palavras que o Comité Executivo incentivou todos os trabalhadores para que cumpram rigorosamente as medidas de prevenção anunciadas pelas autoridades competentes.

A entidade apelou ainda às empresas para que cumpram com as medidas de prevenção coletiva, entre as quais as da higienização dos balneários coletivos, o uso dos mesmos em número não superior ao recomendado, a suspensão do uso dos bafómetros coletivos e de outros instrumentos de controlo coletivo que passem pela boca.

Recomendou igualmente as empresas a apoiarem, na medida do possível, os seus trabalhadores e a colaboradores em meios de prevenção, nomeadamente em gel de mãos, máscaras e outros.

Nenhum trabalhador, sublinhou, poderá ser expulso ou ver os seus direitos comprometidos por estar infetado ou impossibilitado de ir ao serviço por causa do surto iniciado na China.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde e Angola avançam com cooperação na segurança social

Cabo Verde e Angola avançam com cooperação na segurança social

Os Governos de Cabo Verde e de Angola assinaram um protocolo de cooperação para que os povos possam beneficiar dos…
Cabo Verde: Olavo Correia é reconhecido como Melhor Ministro das Finanças em África

Cabo Verde: Olavo Correia é reconhecido como Melhor Ministro das Finanças em África

Olavo Correia, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, foi reconhecido como o melhor Ministro das Finanças em…
Tanzânia vai acolher pela primeira vez a Cimeira africana das Pescas 

Tanzânia vai acolher pela primeira vez a Cimeira africana das Pescas 

A capital de Tanzânia, Dar-es-salam, vai acolher pela primeira vez, de 5 a 7 de Junho próximo a Cimeira Africana…
Angola e Vietname querem aumentar nível de cooperação

Angola e Vietname querem aumentar nível de cooperação

Angola e o Vietname têm como objetivo aumentar o quadro de cooperação bilateral na área da economia, além de quererem…