O Escritório da Comunhão Anglicana, situado em Canterbury, Inglaterra, através de um comunicado, refutou as alegações de que o Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, Bispo Anthony Poggo, teria incentivado a eleição do Bispo da província de Nampula, Reverendo Manuel Ernesto, como próximo Primaz da Igreja Anglicana de Moçambique e Angola (IAMA).
No comunicado, a Comunhão Anglicana esclareceu que as 42 Igrejas Membros são autónomas, independentes, mas interdependentes, o Secretário-Geral e o Escritório não intervêm na seleção de primazes ou outros bispos. Também foi destacado que o Secretário-Geral e a sua equipa estiveram em Maputo, a convite de Dom Carlos Matsinhe e do Conselho das Províncias Anglicanas em África (CAPA), para um programa de formação de novos bispos de 22 dioceses em 11 países.
Entretanto, a reunião da Comissão Permanente da 23ª Sessão do Sínodo Diocesano da Igreja Anglicana, prevista para a semana passada, foi cancelada. Refira-se que esta reunião tinha como finalidade debater a carta dos bispos da Igreja Anglicana em Moçambique e Angola, que solicitavam a resignação imediata de Dom Carlos Matsinhe.
No seguimento do processo eleitoral, os bispos expressaram insatisfação com a liderança de Dom Carlos Matsinhe na Comissão Nacional de Eleições e emitiram uma carta apelando ao Bispo para que seguisse o caminho da verdade.
Aurélio Sambo – Correspondente