Moçambique: Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo decorre esta semana em Maputo

Está a decorrer desde ontem, 04 de julho, na Cidade de Maputo, a Primeira Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo, que teve a sua cerimónia de abertura dirigida pelo Primeiro Ministro da República de Moçambique, Adriano Maleana.

O governante salientou que a participação dos líderes dos países da SADC na Conferência testemunha o compromisso destes países em assegurar a conservação da Floresta do Miombo e da bacia do Grande Zambeze, tendo em conta o seu contributo na Protecção e preservação do meio ambiente, quer para a região da SADC, quer para o continente africano e o planeta terra.

A Floresta do Miombo é de extrema importância para proteção do meio ambiente tendo em conta que é um dos maiores ecossistemas de florestas tropicais em África e também a nível mundial, constituindo deste modo uma fonte de biodiversidade e de regulação do clima.

Um outro aspecto relevante da contribuição da Floresta do Miombo é o facto desta ser responsável pela manutenção da bacia hidrográfica do Zambeze, ao longo da qual vivem mais de 40 milhões pessoas de 8 países atravessados por este rio.

O ecossistema do Miombo, que cobre uma área de cerca de 1.9 milhões de km2 em 7 países da SADC, beneficia em termos socioeconómicos, de forma directa ou indirecta, cerca de 300 milhões de pessoas através da exploração de recursos minerais, florestais, agrícolas, pesqueiros, energéticos, turísticos, entre outros.

No caso de Moçambique, a Floresta do Miombo representa cerca de 2/3 da cobertura florestal total e estende-se desde o norte da província de Gaza até ao Rio Rovuma.

A implementação de acções a serem acordadas neste evento irão, segundo o primeiro ministro, permitir prevenir e mitigar os impactos negativos sobre os ecossistemas do Miombo que advêm da pressão humana e dos efeitos das mudanças climáticas. Assegurando assim a exploração sustentável dos ecossistemas do Miombo para o benefício desta geração e das gerações vindouras.

A Primeira Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo vai decorrer durante dois dias e conta com a participação dos membros do governo de Moçambique, representantes dos chefes de Estado dos países da SADC e demais convidados.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Nyusi admite que terrorismo não acaba

Moçambique: Nyusi admite que terrorismo não acaba

O Presidente moçambicano afirmou que o terrorismo não termina, mas que a vida não pode parar. Filipe Nyusi partilhou que…
Ucrânia compromete-se a não exportar armamento da Alemanha

Ucrânia compromete-se a não exportar armamento da Alemanha

O Governo alemão informou que a Ucrânia comprometeu-se a não exportar o armamento fornecido pela Alemanha para combater a Rússia.…
Moçambique: Apoio do governo e ACNUR chega aos deslocados e vítimas do ciclone em Cuamba-Niassa

Moçambique: Apoio do governo e ACNUR chega aos deslocados e vítimas do ciclone em Cuamba-Niassa

Cerca de 100 famílias deslocadas nas província de Cabo Delgado e de Niassa e 90 vítimas do ciclone “Gombe” acolhidos…
Guiné-Bissau: Assinado em Bissau acordo entre a facção sul do MFDC e Dakar

Guiné-Bissau: Assinado em Bissau acordo entre a facção sul do MFDC e Dakar

Foi assinado em Bissau, esta quinta-feira 04 de Agosto, um acordo de “deposição de armas” entre facção Sul do Movimento…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin