Moçambique: Confirmada continuidade das forças Angolanas na missão SAMIM em Cabo Delgado

A Assembleia Nacional aprovou, sexta-feira, 10 de fevereiro em curso, o relatório parecer conjunto, na especialidade, e o projecto de resolução que autoriza o Presidente da República, João Lourenço, a manter a componente angolana da Força em Estado de Alerta da SADC em Moçambique. 

Assim sendo, fica confirmada a continuidade das forças da República de Angola na Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Moçambique (SAMIM), a força conjunta que apoia no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, com meios humanos e financeiros equivalentes a 1,1 milhão de dólares norte-americanos.

O projecto de resolução autoriza o chefe de Estado, enquanto Comandante-Chefe das Forças de Armadas de Angola, a manter a componente deste país, composta por 20 militares, designadamente dois oficiais no mecanismo de cooperação regional, oito oficiais no comando da força e dez tripulantes. 

A informação foi prestada, em Luanda, pelo primeiro secretário de Mesa da Assembleia Nacional, Manuel Lopes Moniz Dembo, no final da conferência dos presidentes dos Grupos Parlamentares, presidida pela líder do Parlamento, Carolina Cerqueira.

De salientar que a força angolana contempla ainda meios materiais, nomeadamente uma aeronave de projecção aérea estratégica do tipo IL–76, meios financeiros no valor de 1.174.307,00 dólares com a duração de três meses, incluindo igualmente apoio logístico e treino para fortalecer a capacidade das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Ministro da Noruega diz que o Brasil está a retomar a liderança mundial na questão ambiental 

Brasil: Ministro da Noruega diz que o Brasil está a retomar a liderança mundial na questão ambiental 

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, disse esta quarta-feira (22/03), que o Brasil está…

Moçambique: Niassa planta três hectares de árvores para conservar a floresta

A Província de Niassa, está a plantar desde segunda-feira, 21 de março, três hectares de árvores, no povoado de Mbaú,…
Moçambique: Terroristas tentam estabelecer nova base em Macomia

Moçambique: Terroristas tentam estabelecer nova base em Macomia

A organização não-governamental ACLED informou que os terroristas estão a tentar estabelecer uma nova base na zona de Namarussia, no…
Brasil: Reservas internacionais do país aumentam em 663%, conforme o Banco Central 

Brasil: Reservas internacionais do país aumentam em 663%, conforme o Banco Central 

As reservas internacionais brasileiras cresceram 15.783 bilhões de dólares nos 76 primeiros dias do novo governo. Os dados são do…