Moçambique: Conselho de Ministros aprovou propostas de PES e OE 2021

O Governo moçambicano aprovou nesta terça-feira, 22 de setembro, em sessão do Conselho de Ministros, as propostas de Plano Económico e Social (PES) e Orçamento de Estado (OE) para 2021. Os documentos irão ser brevemente submetidos ao Parlamento para aprovação. 

As linhas do PES foram avançadas pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Swaze, no final da 35.ª sessão ordinária do órgão. Segundo o próprio, essas linhas apresentam uma projeção de crescimento económico tão modesto quanto deste ano de 2020. 

“O Plano Económico e Social prevê um crescimento de 2,1%, manter a taxa de inflação média anual em cerca de 5%”, indicam os números divulgados por Swaze. 

A proposta refere igualmente os objetivos do PES, que consistem em “alcançar um valor de 3.768,8 milhões de dólares americanos, em exportação de bens, e 3.273 milhões de dólares americanos de reservas Internacionais Líquidas (RIL)”. Trata-se assim do equivalente a 6,8 meses de cobertura das importações de bens e serviços fatoriais, correspondendo então ao que tem sido a média dos últimos anos. 

Quanto ao OE para 2021, a proposta orçamental apresenta um crescimento em quase todos os níveis, comparativamente à lei orçamental em vigor. Dos números já avançados consta uma arrecadação fiscal de mais de 309 biliões de meticais, ou seja, cerca de 30% acima do que foram as previsões deste ano, bem como um défice de 41 biliões de meticais, perto da metade do que foi do orçamento inicial para 2020.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV critica "falhanço" na política de segurança do Governo

Cabo Verde: PAICV critica "falhanço" na política de segurança do Governo

O PAICV apontou o “falhanço” nas políticas de segurança do Governo cabo-verdiano esta quarta-feira, 11 de janeiro, no Parlamento.  “No…
Timor-Leste: Estado gasta 53 mil euros por dia em veículos

Timor-Leste: Estado gasta 53 mil euros por dia em veículos

O Ministério das Finanças de Timor-Leste divulgou dados que indicam que o Estado gastou mais de 57 mil dólares americanos…
Brasil: Bolsonaro poderá vir a ser deportado dos EUA

Brasil: Bolsonaro poderá vir a ser deportado dos EUA

No dia 30 de dezembro do ano passado, o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, deixou o país rumo ao…
Ato em Lisboa procurou defender a democracia no Brasil

Ato em Lisboa procurou defender a democracia no Brasil

Cerca de 38 organizações portuguesas e quase 300 pessoas assinaram um documento de apoio ao governo democraticamente eleito do Brasil…