Moçambique: Conselho de Ministros aprovou propostas de PES e OE 2021

O Governo moçambicano aprovou nesta terça-feira, 22 de setembro, em sessão do Conselho de Ministros, as propostas de Plano Económico e Social (PES) e Orçamento de Estado (OE) para 2021. Os documentos irão ser brevemente submetidos ao Parlamento para aprovação. 

As linhas do PES foram avançadas pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Swaze, no final da 35.ª sessão ordinária do órgão. Segundo o próprio, essas linhas apresentam uma projeção de crescimento económico tão modesto quanto deste ano de 2020. 

“O Plano Económico e Social prevê um crescimento de 2,1%, manter a taxa de inflação média anual em cerca de 5%”, indicam os números divulgados por Swaze. 

A proposta refere igualmente os objetivos do PES, que consistem em “alcançar um valor de 3.768,8 milhões de dólares americanos, em exportação de bens, e 3.273 milhões de dólares americanos de reservas Internacionais Líquidas (RIL)”. Trata-se assim do equivalente a 6,8 meses de cobertura das importações de bens e serviços fatoriais, correspondendo então ao que tem sido a média dos últimos anos. 

Quanto ao OE para 2021, a proposta orçamental apresenta um crescimento em quase todos os níveis, comparativamente à lei orçamental em vigor. Dos números já avançados consta uma arrecadação fiscal de mais de 309 biliões de meticais, ou seja, cerca de 30% acima do que foram as previsões deste ano, bem como um défice de 41 biliões de meticais, perto da metade do que foi do orçamento inicial para 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: UCID quer tabela salarial equilibrada a nível nacional

Cabo Verde: UCID quer tabela salarial equilibrada a nível nacional

O líder da UCID, João Santos Luís, defendeu a adopção de uma estrutura remuneratória que permita um equilíbrio salarial a…
Moçambique: Partidos prometem requalificar Mercado Central de Quelimane

Moçambique: Partidos prometem requalificar Mercado Central de Quelimane

Os partidos Frelimo, Renamo e MDM têm feito promessas em Quelimane durante a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de…
Moçambique: Frelimo usa autocarros para campanha e prejudica munícipes

Moçambique: Frelimo usa autocarros para campanha e prejudica munícipes

Milhares de munícipes das cidades de Maputo e Matola e das vilas de Marracuene e Boane, na província de Maputo,…
Moçambique: Comerciante raptado na Cidade de Maputo

Moçambique: Comerciante raptado na Cidade de Maputo

Ontem à tarde, foi raptado, na baixa da Cidade de Maputo, um homem de 39 anos de origem asiática e…