A Itália considera Moçambique um país seguro para a realização de negócios. De acordo com “O País”, existem 20 empresas italianas interessadas em investir nas áreas de energia, infraestrutura, logística, agricultura e indústria, entre outras.
Empresários de origem italiana estiveram recentemente presentes num fórum de negócios realizado em Maputo, capital moçambicana.
“Nunca tivemos uma delegação como esta. São cerca de 20 empresários representantes de empresas cujo seu rendimento acumulado do ano passado é seis vezes maior que o PIB [Produto Interno Bruto] de Moçambique”, partilhou a presidente da Câmara de Comércio Moçambique-Itália, Simone Santi.
Apesar do clima de insegurança vivido na província de Cabo Delgado, devido a frequentes ataques terroristas realizados desde outubro de 2017, o embaixador da Itália em Moçambique, Gianni Bardini, disse considerar o país africano como o melhor local para investir a longo prazo.
Atualmente, a Itália investe cerca de 25 mil milhões de dólares em Moçambique. Um dos projetos liderados por uma empresa italiana é o Coral Sul, que exporta gás do Rovuma desde 2022.