Operadores enviaram uma carta ao ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Carlos Zacarias, alertaram para o risco de não haver abastecimento de combustíveis durante a quadra natalícia.
“O abastecimento de combustíveis em Moçambique está precário e já coloca em risco o fornecimento durante o período natalício e das férias de verão”, pode ler-se na missiva, citada pela “Carta de Moçambique”.
É mencionado ainda que a escassez deve-se ao facto de todas as operadoras estarem em crise de tesouraria. Algumas acusam insolvência financeira, não conseguindo assegurar assim o abastecimento normal de combustíveis ao mercado.
“A última publicação dos preços de combustíveis foi efetuada ontem, 01 de Dezembro de 2022, fora do período estabelecido pelo Decreto 89/2019. A nova estrutura de preços continua a registar o aumento das médias unitárias, aumentando a dívida que o Governo acumula com as operadoras. Esta dívida está estimada num valor acima de Trezentos e Cinquenta Milhões de Dólares Americanos”, é também explicado.
Como solução para o problema, os operadores solicitam que, “no mês de Dezembro de 2022, o Governo garanta o preço da publicação de acordo com o Decreto 89/2019, e que as médias unitárias a publicar não continuem a aumentar a dívida do governo com as operadoras”.