Moçambique corre risco de não ter combustíveis na quadra festiva

Operadores enviaram uma carta ao ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Carlos Zacarias, alertaram para o risco de não haver abastecimento de combustíveis durante a quadra natalícia. 

“O abastecimento de combustíveis em Moçambique está precário e já coloca em risco o fornecimento durante o período natalício e das férias de verão”, pode ler-se na missiva, citada pela “Carta de Moçambique”. 

É mencionado ainda que a escassez deve-se ao facto de todas as operadoras estarem em crise de tesouraria. Algumas acusam insolvência financeira, não conseguindo assegurar assim o abastecimento normal de combustíveis ao mercado. 

“A última publicação dos preços de combustíveis foi efetuada ontem, 01 de Dezembro de 2022, fora do período estabelecido pelo Decreto 89/2019. A nova estrutura de preços continua a registar o aumento das médias unitárias, aumentando a dívida que o Governo acumula com as operadoras. Esta dívida está estimada num valor acima de Trezentos e Cinquenta Milhões de Dólares Americanos”, é também explicado. 

Como solução para o problema, os operadores solicitam que, “no mês de Dezembro de 2022, o Governo garanta o preço da publicação de acordo com o Decreto 89/2019, e que as médias unitárias a publicar não continuem a aumentar a dívida do governo com as operadoras”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…
Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

No dia em que assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos…
Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Arrancou ontem, 03 de janeiro, em Moçambique, o processo de Recenseamento Militar edição 2023, sob o lema: “Recenseamento Militar: Promovendo…