Moçambique: Credit Suisse assume culpa nas “dívidas ocultas”

banco Credit Suisse

O banco Credit Suisse decidiu assumir a culpa no polémico caso das “dívidas ocultas”. Neste âmbito, terá de pagar uma multa aos Estados Unidos da América (EUA) e ao Reino Unido que, tal como Moçambique, moveram processos judiciais contra esta entidade financeira em Londres. A multa é de 475 milhões de dólares (408 milhões de euros). 

Quanto ao banco russo VTB, realizou um acordo com as autoridades norte-americanas, através do qual irá pagar uma multa de seis milhões de dólares (cinco milhões de euros). 

Com estes desenvolvimentos, os advogados de Moçambique ganham mais argumentos no processo que estão a mover contra o Credit Suisse e a Privinvest, junto ao Tribunal Superior de Londres. Desta forma são colocados em causa os contratos de empréstimo e fornecimento de equipamento militar não terem respeitado as leis moçambicanas. 

No entanto, o Credit Suisse e o VTB permanecem, para já, livres das investigações que a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários dos EUA movia contra eles, relacionadas com as “dívidas ocultas” de Moçambique, em que os dois bancos foram credores. 

Nesse processo houve pagamentos de comissões indevidas a pessoas ligadas às autoridades de Moçambique e a gestores da Privinvest.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…