Moçambique

Moçambique cria nova agência para a promoção do investimento e das exportações

O Governo moçambicano anunciou a criação da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (Apiex), resultado da extinção e fusão de três instituições de promoção de comércio e exportações.

Falando em conferência de imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Mouzinho Saíde, disse que foram dissolvidos o Centro de Promoção de Investimentos (CPI), Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (Gazeda) e Instituto de Promoção das Exportações (Ipex).

“A Apiex é uma instituição pública que tem por objeto a promoção e facilitação de investimento, aglutinando de forma integrada as ações de promoção do investimento público, privado e as exportações”, declarou Saíde.

A criação da nova entidade, continuou o porta-voz do Conselho de Ministros, visa também a dinamização do ambiente de negócios, otimização de recursos e criação de maiores sinergias em áreas de relevo e impato na economia do país.

Mouzinho Saíde acrescentou que a Apiex ficará com 60 dos 160 trabalhadores das instituições extintas, enquanto o remanescente será transferido para outras entidades do estado, no âmbito da mobilidade na função pública.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo