Moçambique: Desmobilização de guerrilheiros da Renamo em risco

Está previsto que cerca de cinco mil guerrilheiros da Renamo deverão ser desmobilizados até dezembro. De acordo com alguns analistas, é possível que haja novas tensões, caso o Estado não os ajude a reintegrarem-se economicamente na sociedade.

Recorde-se que a desmobilização do braço armado do maior partido no poder em Moçambique está a ser feita em cumprimento do acordo de paz assinado com o Governo. Tal é realizado através do chamado processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR).

Segundo o analista Egídio Vaz, o Estado não se deve esquecer desses homens. Na altura da desmobilização recebem uma compensação financeira, mas depois deveria ser dado outro tipo de sustentabilidade que os tornasse mais relevantes na sociedade, defendeu.

“Estou a pensar, por exemplo, em alguns cursos técnicos vocacionais para que os guerrilheiros possam aprender a fazer alguma coisa, porque depois de 20 anos na mata, a única coisa que sabem fazer é sabotar”, referiu.

Foi também sugerida a promoção de programas de agricultura e outros que permitam a reintegração. Senão “teremos tensões com esses homens”, alertou.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Apoios extraordinários  pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Apoios extraordinários pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de…
Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

O reeleito líder da Frelimo, Filipe Nyusi, proclamou seis membros de honra do partido nesta segunda-feira, 26 de setembro. Segundo…
Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

A Guiné Equatorial assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, aprovado por uma conferência diplomática na Organização das Nações…
Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento…