O distrito de Liupo é o mais afectado pelo ciclone ANA na província de Nampula, ao ter deixado vários bens destruídos e muitas famílias afectadas, em relação a outros pontos da província, segundo deram a conhecer as autoridades no final de uma reunião do Comité Operativo de Emergência-COE, realizada esta terça-feira na cidade de Nampula.
O Delegado do INGD em Nampula, Alberto Armando, que falou no final do encontro, disse que no distrito de Liupo 1.653 pessoas foram afectadas, 2.200 casas parcialmente destruídas e outras 196 estão totalmente danificadas.
“Liupo apresenta um número bastante significativo de pessoas afectadas, 1.653 casas ficaram destruídas, mas esse apuramento está a ocorrer, neste momento, temos cerca de 2.200 casas que ficaram destruídas parcialmente, e 196 na totalidade, e temos postes de energia em número de 36” anunciou o Delegado do INGD, Alberto Armando.
Os impactos negativos do ciclone ANA na província de Nampula, estendem-se também na cidade de Nampula e nos distritos de Nacala-a-velha, Rapale, Malema, Moma, Ribaué, Larde, Nacala e Muecate.
As autoridades contam ainda que 28 escolas, na sua maioria primárias, correspondente a 64 salas de aula ficaram afectadas. O Primeiro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, já se encontra na cidade de Nampula, onde além de manter encontro com as autoridades, vai visitar alguns locais afectados pelo ciclone ANA.