Moçambique: Dívida Pública atinge 12 biliões de dólares e mantém-se acima do limite de sustentabilidade

A Dívida Pública de Moçambique alcançou o valor de 12,7 biliões de dólares em 2017, dos quais 10,9 biliões correspondem ao endividamento externo. Estes valores, apresentados pelo ministro da Economia e Finanças a jornalistas em Maputo durante um encontro sobre a proposta de Orçamento de Estado para 2019, continuam acima do limite de sustentabilidade.

Esta situação acontece pelo segundo ano consecutivo, uma vez que a dívida atingiu os 10,9 biliões de dólares em 2016. Apesar dos cálculos feitos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) terem melhorado desde esse ano, devido à estabilização cambial no país, verificou-se que é necessário tomar medidas que melhorem a situação financeira.

Em relação ao montante correspondente ao endividamento externo, contam para o mesmo 9,4 biliões de dólares de dívida multilateral (4,1 biliões de dólares), bilateral (4,5 biliões de dólares) e ainda os títulos Mozam 2023 (727 milhões de dólares), que são somados a 1,1 bilião de dólares das Garantias Soberanas emitidas a favor da Proindicus, MAM e a outras Empresas Públicas, às quais acresce ainda 248 milhões de dólares de endividamento do Banco de Moçambique.

No que respeita à Dívida Pública Interna, esta correspondia a 1,8 biliões de dólares norte-americanos em 2017, de acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

O ex-primeiro-ministro angolano e militante do MPLA, Marcolino Moco, afirmou que o partido no poder, tal como o líder João…
Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

A Embaixadora de Moçambique em São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, partilhou a vontade do país que representa em reforçar…
Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, afirmou que o “grande desafio” do mandato…
Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin