Moçambique: Dívida pública aumentou USD 601 milhões em um ano

A dívida pública de Moçambique cresceu de 12,37 mil milhões de dólares em 2019 para 12,97 mil milhões em 2020. É à China que o país deve mais dinheiro, correspondendo o montante envolvido a cerca de 1,95 mil milhões. 

Este aumento é explicado, principalmente, pelo desembolso do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 308,9 milhões de dólares para Moçambique lidar com a pandemia da Covid-19, além do agravamento da dívida interna em 305,9 milhões. 

No Relatório Anual da Dívida Pública, divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças, pode ler-se que a dívida pública do país continua a ser insustentável. Assim, Moçambique permanece na condição de sobre-endividamento. 

Esta é uma situação que dificulta cada vez mais o acesso a financiamentos de baixo custo ao país no mercado internacional. 

Entre as entidades que emprestaram dinheiro a Moçambique, seis detêm 75% do valor, sendo elas o Banco Mundial (29%), o Banco Africano de Desenvolvimento (9%), a China (19%), credores da Ematum (9%), Portugal (5%) e Japão (4%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin