O ministro conselheiro da Rússia em Moçambique, Dimitri Sorokin, garantiu que a guerra na Ucrânia não afeta as relações de cooperação entre os russos e os moçambicanos. Pelo contrário, explicou, o objetivo é fortalecer a parceria, indica o jornal “O País”.
Recorde-se que a união entre a Rússia e Moçambique começou nos primórdios da Luta de Libertação Nacional moçambicana, tendo sido formalizada com o estabelecimento das relações diplomáticas em 1975. Mais tarde, acabou por ser aumentada com a celebração do Tratado de Amizade e Cooperação, em 1977.
No entanto, devido à recente invasão russa à Ucrânia, o que levou a sanções contra a Rússia, existem receios de Moçambique ressentir-se dos efeitos dessas medidas no setor das exportações e importações.
Sorokin afirma que não há guerra contra civis na Ucrânia, mas sim uma operação militar para acabar com o potencial bélico que ameaça a Rússia. O governante assegura que o sucedido não vai afetar o intercâmbio entre os dois países.
Moçambique exporta diversos produtos para a Rússia, entre os quais tabaco, caju e outros alimentícios. Já a Rússia exporta trigo e algumas peças de maquinaria.