Brasil | Moçambique

Moçambique e Brasil assinalam 45 anos de cooperação bilateral

Filipe Nyusi

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebeu uma mensagem de felicitações do seu homólogo da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, alusiva ao 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e da independência nacional. 

O governante brasileiro realçou na sua mensagem a cooperação bilateral, em vários ângulos. Foi igualmente lembrado que tal tem em vista a promoção do bem-estar e a promoção do desenvolvimento. 

“Unidos por vínculos históricos, culturais e linguísticos, Brasil e Moçambique têm atuado conjuntamente, ao longo de mais de quatro décadas, na promoção do bem-estar e da prosperidade dos nossos povos, pode ler-se. 

Nossos países mantêm estreito intercâmbio em matéria de cultura, defesa e segurança, além de parceria económica e comercial para os sectores privados brasileiro e moçambicano”escreveu ainda Bolsonaro. 

Na mensagem é sublinhado que também é motivo de orgulho para o Brasil que Moçambique seja o nosso maior parceiro de cooperação técnica no mundo. Juntos, temos desenvolvido projetos pioneiros nos sectores chave para o desenvolvimento, como a saúde, agricultura, educação e formação profissional. Valorizamos, igualmente, nossa profícua colaboração no âmbito da comunidade dos Países de Língua Portuguesa”. 

Como nota final, o estadista brasileiro abordou os desafios que ambos os países enfrentam, resultantes da pandemia da Covid-19. No entanto, expressou confiança de que “Brasil e Moçambique superarão esta crise sanitária global para retomar, com renovado ímpeto, o caminho do progresso compartilhado”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo