O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Governo moçambicano vão começar as negociações sobre um Programa de Financiamento Ampliado no final de janeiro de 2022.
“As discussões sobre o apoio ao programa do Governo através de um Programa de Financiamento Ampliado vão começar em breve; um programa apoiado pelo Fundo pode ajudar a aliviar as pressões financeiras num contexto de recuperação económica, apoiar a agenda das autoridades na redução da pobreza e na restauração de um crescimento equitativo e sustentável”, pode ler-se num comunicado citado pelo “Notícias ao Minuto”.
A informação foi avançada depois de uma visita de representantes do FMI ao país africano. No documento pode ler-se ainda que o possível futuro apoio financeiro poderá ajudar “a canalizar financiamento adicional” e que “a equipa técnica [do Fundo] está pronta para começar as negociações no final de janeiro de 2002, em linha com o calendário preferido das autoridades”.
Segundo as previsões do FMI, após a contração económica de 2020, Moçambique deverá registar um crescimento de 2,2% neste ano de 2021, com uma inflação abaixo dos 10%. “O crescimento global vai subir fortemente quando começar a produção de gás natural liquefeito, atualmente esperada para 2023 e 2026”, acrescenta.