Moçambique e Hungria fortalecem cooperação parlamentar

A Presidente da Assembleia da República (AR) de Moçambique, Esperança Nhiuane Bias, manifestou nesta terça-feira, 28 de janeiro, em Maputo, a intenção de ver cada vez mais próximas as relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre Moçambique e a Hungria, incluindo a área parlamentar.

Durante uma audiência que concedeu ao Embaixador da República da Hungria em Moçambique, Zsolt Maris, realizada na sede do Parlamento, Nhiuane Bias agradeceu todo o apoio que o país europeu tem vindo a prestar a Moçambique nos seus vários domínios de desenvolvimento.

A Presidente da AR solicitou os bons ofícios do Embaixador no sentido de ser o veículo dinamizador para o processo de criação de relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os parlamentos dos dois países, através da assinatura de um memorando e/ou protocolo de cooperação institucional.

Por sua vez, o diplomata húngaro prometeu ser o veículo para o estabelecimento das relações de cooperação entre os dois países, levando à pretensão da Presidente do Parlamento moçambicano ao homólogo húngaro.

Na ocasião, Maris informou Nhiuane Bias que o ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país vai visitar Moçambique ainda neste ano e que, durante a sua estadia, serão rubricados acordos nas áreas de agricultura, educação, águas e energia.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…
Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…
Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…