Moçambique

Moçambique e Malawi assinam acordo para expansão do corredor de Nacala

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Balói, e o ministro dos Transportes e Serviços Públicos do Malawi, Jappie Mhango, assinaram esta sexta-feira um acordo intergovernamental para reforçar a cooperação entre os dois países e possibilitar a expansão do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, avança o jornal O País.

Os dois países vão financiar o projeto com cerca de 73,6 milhões de dólares, para aumentar o volume das transacções comerciais para o exterior.

O Corredor de Desenvolvimento de Nacala passa pelos dois países. Percorre 700 quilómetros no Moçambique e 200 quilómetros no Malawi. O corredor engloba a região norte de Moçambique, Malawi e Zâmbia e liga o porto de Nacala ao sistema ferroviário do norte, que por sua vez vai permitir a ligação ao Malawi, criando um serviço eficiente e de custo efectivo, explica o mesmo órgão de comunicação.

Para além do Corredor de Nacala, o objetivo deste protocolo é fomentar o crescimento económico, através da promoção e coordenação de negócios economicamente viáveis no setor mineiro, de transporte, da agricultura, do comércio e do turismo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo