Moçambique e Ruanda alcançam vitórias em Mocímboa da Praia

Uma operação conjunta entre as forças moçambicanas e ruandesas teve como resultado a ocupação de Awasse e Diaca, principais posições dos terroristas ao redor da vila de Mocímboa da Praia. Esta vila está localizada na província moçambicana de Cabo Delgado.

Mocímboa da Praia já se encontra cercada pela força conjunta, podendo ser recuperada “a qualquer altura”. A informação foi avançada à imprensa por uma fonte ligada ao Exército moçambicano.

Durante a ação das duas forças militares foi apreendido muito material bélico, pertencente ao grupo de insurgentes. Alguns dos membros do grupo acabaram por ser abatidos.

Depois do sucedido, o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique visitou a localidade de Awasse, onde assegurou a intenção de permanecer nos pontos ocupados.

Mocímboa da Praia, considerada por muitos como a “base” dos insurgentes, é uma das principais vilas do norte da província de Cabo Delgado. Localiza-se a 70 quilómetros a sul da área de construção do projeto de exploração de gás natural conduzido por várias petrolíferas internacionais e liderado pela petrolífera francesa Total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné Equatorial é o único país lusófono em recessão em 2022

Guiné Equatorial é o único país lusófono em recessão em 2022

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UN DESA, na sigla inglesa) prevê que a Guiné Equatorial…
Revista de Imprensa Lusófona de 17 de janeiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 17 de janeiro de 2022

No Brasil o “Estadão” destaca que “Advogados anti-Lava Jato propõem a Lula reforma dos conselhos da Justiça e do MP [Ministério Público]”. Segundo “O Globo”,…
Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin