Uma operação conjunta entre as forças moçambicanas e ruandesas teve como resultado a ocupação de Awasse e Diaca, principais posições dos terroristas ao redor da vila de Mocímboa da Praia. Esta vila está localizada na província moçambicana de Cabo Delgado.
Mocímboa da Praia já se encontra cercada pela força conjunta, podendo ser recuperada “a qualquer altura”. A informação foi avançada à imprensa por uma fonte ligada ao Exército moçambicano.
Durante a ação das duas forças militares foi apreendido muito material bélico, pertencente ao grupo de insurgentes. Alguns dos membros do grupo acabaram por ser abatidos.
Depois do sucedido, o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique visitou a localidade de Awasse, onde assegurou a intenção de permanecer nos pontos ocupados.
Mocímboa da Praia, considerada por muitos como a “base” dos insurgentes, é uma das principais vilas do norte da província de Cabo Delgado. Localiza-se a 70 quilómetros a sul da área de construção do projeto de exploração de gás natural conduzido por várias petrolíferas internacionais e liderado pela petrolífera francesa Total.