Moçambique: Economia baixou 2,37% no último trimestre de 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique teve uma quebra de 2,37% nos últimos três meses de 2020, comparativamente ao mesmo período de 2019. Os números foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), sendo estes dados preliminares.

Trata-se da segunda maior queda do ano passado, em termos trimestrais. A pior de todas (-3,23%) foi registada entre abril e junho. Nos cálculos dos quatro trimestres de 2020, de janeiro a dezembro, os números indicam um recuo da economia de 1,28%.

As recessões já eram esperadas, tanto pelo Governo moçambicano como por organizações privadas, nacionais e internacionais. Isto porque a pandemia da Covid-19 trouxe significativos efeitos negativos para a economia, tendo a queda de 22,54% da atividade de Hotelaria e Restauração sido a que mais pesou para a desaceleração.

Também devido a muita gente ficar em casa por causa do novo coronavírus, o desempenho do setor dos Transportes e Comunicações abrandou em 7.45% e do ramo de Serviços Financeiros em 2,07%. Ambos os setores contribuíram igualmente para o encolhimento da economia no quarto trimestre do ano passado.

Ainda na Indústria de Extração Mineira, a crise causada pela pandemia da Covid-19 fez com que a mesma recuasse 13.1%. Na área da Eletricidade, Gás e Distribuição de Água, regrediram 5,17%, assim como a Construção, com um desempenho negativo de 3,84%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

A ilha cabo-verdiana de Santo Antão registou uma redução “drástica” no número de turistas em 2020, uma vez que foram contabilizados apenas 12.620 no ano passado. Este…
Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

O Banco Mundial (BM) prevê que a economia moçambicana recupere gradualmente ainda neste ano de 2021. No entanto, alerta para os riscos significativos de uma queda, devido à incerteza sobre o caminho…
Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

O Procurador-Geral da República de Timor-Leste, Alfonso Lopez, informou que o Ministério Público registou 2.577 casos pendentes a nível nacional. O anúncio foi…
Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin