A Empresa Eletrecidade de Moçambique (EDM) está a trabalhar desde terça- feira, 14 de março, para repor a energia eléctrica ao Hospital Central de Quelimane, garantindo a operacionalidade da linha elétrica até ao final da semana.
A informação foi prestada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da (EDM), Marcelino Alberto, que esteve de visita ontem, 15 de março, à província da Zambézia para aferir de perto os estragos deixados para trás pela tempestade.
Os trabalhos da EDM neste momento têm como prioridade garantir a ligação da linha de energia eléctrica para os serviços saúde e de abastecimento de água que neste momento estão garantidos de forma deficitária através de geradores a diesel.
O PCA falando aos jornalista disse que o ciclone Freddy derrubou mais de 200 postes de média tensão, e que os prejuízos rondam os seis milhões de dólares. No total foram afectados, em a toda província da Zambézia, 95 mil clientes. Em toda a zona Centro de Moçambique, incluindo as as províncias de Manica e Sofala, são 116 mil os clientes afectados.
Aurelio Sambo – Correspondente