A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou no fim de semana que repôs com sucesso a Subestação elétrica de Auasse, localizada no distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado.
No comunicado da empresa pode ler-se que as ações de reposição em curso resultam de intervenções de curto prazo que consistiram na substituição de torres caídas sobre o rio Messalo, bem como na reparação e instalação de grupos geradores de emergência, na reparação do reator na Subestação de Macomia, na substituição de cabos danificados e na energização do transformador de 10MVA na subestação de Auasse.
No sábado, 09 de outubro, foram feitas as primeiras religações em Palma, zona severamente atacada por grupos armados. A reposição da energia elétrica permite a retoma das atividades económicas, interrompidas há mais de um ano devido à destruição de infraestruturas da EDM durante os ataques de terroristas.
No passado mês de setembro foi igualmente reposto o fornecimento de energia elétrica nos distritos de Mueda, Mocímboa da Praia e Nangade. Prevê-se brevemente a ligação no distrito de Muidumbe, que se encontra sem energia desde 30 de agosto de 2020.
O Banco Mundial criou uma linha de financiamento de emergência para atender às intervenções sociais em Cabo Delgado, incluindo a reposição do sistema elétrico destruído. Este trabalho teve início no final de agosto deste ano, depois da normalização da situação de segurança pública como resultado da intervenção conjunta das Forças de Defesa de Moçambique, de Ruanda e das tropas da Região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa).