Moçambique: Embaixador da UE diz que o país será “próspero nos próximos anos”

O Embaixador da União Europeia (UE) em Moçambique, António Sanchez-Benedito, considera que o país está a dar provas de que será “próspero nos próximos anos”, garantindo que tal terá a participação da UE nessa realização.

A afirmação foi feita durante a intervenção no primeiro painel do último dia do Fórum Económico e Social de Moçambique (MOZEFO), realizado na Arena 3D em Katembe, cidade de Maputo. A mesma fonte acrescentou que o país representa o melhor do potencial africano.

Para o diplomata, o que deve acontecer, entretanto, é fazer-se bom uso da exploração dos recursos naturais, de modo a garantirem a transformação económica e social. Sanchez-Benedito declarou que discutir “Zona de livre comércio em África: desafios e oportunidades” no evento é relevante porque tudo o que acontece em África tem impacto na Europa, devido à complementaridade entre o Berço da Humanidade e o Velho Continente.

No mesmo painel do Embaixador esteve o antigo vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, para quem o tratado de livre comércio de África é uma resposta pertinente dos africanos para os africanos, o que pode alterar o atual quadro de os africanos fazerem mais comércio com países de outros continentes do que entre os seus.

O político disse que, a partir do acordo de livre comércio, os governos devem ajudar o setor privado na busca de avanços económicos. Nesse sentido, adiantou, o MOZEFO é o lugar certo para pensar no crescimento económico do país e do continente, ajuntando que se África souber fazer o melhor uso da tecnologia e investir nas infraestruturas poderá alcançar ótimos resultados porque tem um potencial que nenhum outro continente possui na área do comércio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia recusa discutir segurança nuclear em Chernobyl

Rússia recusa discutir segurança nuclear em Chernobyl

A Rússia rejeitou nesta segunda-feira, 07 de março, a proposta da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) para uma reunião…
Moçambique: INSS apela a contribuintes da empresa Dougongo Cimentos a aderir ao uso do sistema on-line

Moçambique: INSS apela a contribuintes da empresa Dougongo Cimentos a aderir ao uso do sistema on-line

A brigada da Delegação distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Matutuine, na província de Maputo, deslocou-se, na…
Cabo Verde: Walter Barros luta contra a criminalidade com o projeto “Believe”

Cabo Verde: Walter Barros luta contra a criminalidade com o projeto “Believe”

O projeto “Believe”, foi criado dentro da cadeia de são Martinho pelo Walter Barros, em novembro de 2017 depois de…
Guiné Equatorial acolhe delegação da CPLP

Guiné Equatorial acolhe delegação da CPLP

Uma delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aterra na Guiné Equatorial esta segunda-feira, 07 de março, segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin