Moçambique

Moçambique emite bilhetes de identidade para mais de 500.000 deslocados na região norte

As autoridades de Moçambique começaram a emitir bilhetes de identidade para mais de 500.000 deslocados internos na região norte do país, informou na quarta-feira a estação de rádio nacional RM.

Técnicos do Serviço Nacional de Identificação Civil do país já começaram a trabalhar nos centros de acolhimento dos distritos de Metugi e Pemba, província de Cabo Delgado, refere a estação citando o diretor da instituição, Alberto Sumbana.

“Como sabemos, na cidade de Pemba, algumas famílias acolhem nas suas casas um grande número de cidadãos nossos que fugiram dos conflitos em Mueda, Mocímboa da Praia e outros. O estado quer ajudar esses cidadãos, deve primeiro garantir que eles estejam documentados”, disse Sumbana à RM.

A campanha de identificação, a decorrer por um período de três meses, é financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, em parceria com o Ministério da Justiça, Assuntos Religiosos e Constitucionais e a Universidade Católica de Moçambique.

A campanha surge na sequência de uma avaliação realizada pelas autoridades que concluiu que os deslocados que perderam os seus pertences precisariam de documentos de identidade para ter acesso a licenças de terra e outros apoios dados pelo governo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo