A empresa Syrah Resources Ltd, que explora grafite nas minas localizadas no distrito de Balama, em Cabo Delgado, assegura estar a trabalhar para a retoma em breve das operações. Recorde-se que, há cerca de uma semana, há uma paralisação dos trabalhadores desta empresa que exigem a melhoria das condições de trabalho, como o aumento de salários e introdução do plano de saúde.
Através de um comunicado, a empresa descreve que as negociações com os trabalhadores estão em curso e compromete-se a trabalhar de forma construtiva para resolver as questões pendentes.
“A Syrah está focada em resolver a acção industrial por meio de mediação e negociação para reiniciar com segurança as operações em Balama. A Syrah apoia totalmente os direitos dos funcionários e empreiteiros a organizar-se colectivamente ao abrigo da lei laboral moçambicana e está empenhado em trabalhar de forma construtiva para resolver questões pendentes”, pode-se ler no documento.
As operações de exploração da grafite de Balama foram paralisadas duas vezes durante o mês de Setembro, sendo que a última paralisação foi a 20 de Setembro quando a empresa não honrou as exigências dos trabalhadores locais, depois de um consenso entre as partes.