A erosão cada vez mais acentuada está a ameaçar a cidade portuária de Nacala-porto, o segundo maior centro urbano da cidade de Nampula, norte de Moçambique. As recentes chuvas que abateram a região deixaram a cidade com crateras enormes, que requer grandes investimentos para tapar.
Aliás, através de um vídeo, gravado e viralizado nas redes sociais, pelo respectivo presidente do Conselho Municipal, Raul Novinte, o dirigente reconhece que a questão de erosão em Nacala está fora da sua capacidade de intervenção e atira a culpa ao governo central.
No vídeo, Raul Novinte, que governa o município de Nacala, em nome da RENAMO, acusa o governo da FRELIMO, de não investir para solucionar o problema de erosão que cada vez mais põe em risco a vida dos munícipes.
Só que o discurso de Raul Novinte não tardou a ter resposta. Perante órgãos de informação baseados naquela autarquia, a administradora de Nacala- Porto, Etelvina Fevereiro, disse que o Edil local perdeu o foco, não entende da governação e que se devia juntar ao governo do distrito para fazer lobby.
Etelvina Fevereiro, que considera o Edil de Nacala-porto como sendo um homem de problemas de comunicação, aponta o mesmo de estar a autorizar a construção de casas em locais impróprios e reservados para drenagem de águas.