Moçambique escolhido para membro do Conselho de Paz e Segurança da UA

Mandatory Credit: Photo by Xinhua/REX Shutterstock (4388470a) African Union Headquarters African Union Headquarters in Addis Ababa, Ethiopia - 28 Jan 2015 The 24th AU Summit is scheduled to open here on 30th Jan

Moçambique passou a integrar desde esta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), tal como o Malawi, em substituição de Angola e do Zimbabué. 

A eleição do país governado por Filipe Nyusi ocorreu durante a 33.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA, um evento realizado na cidade de Addis Ababa, capital da Etiópia, sob o lema “Silenciar as Armas, Criando Condições para o Desenvolvimento de África”. 

primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, declarou que para a implementação  sustentável das ações que garantam a paz no continente exige-se dos chefes de Estado e de Governo uma capacidade de prevenir, gerir e combater focos de tensão. Neste âmbito, garantiu a abertura do Governo que representa para apoiar toda a assistência que for necessária e ao alcance de Moçambique, bem como outras informações nesta matéria. 

“Entendemos que as nossas ações deverão incidir no reforço da boa governação, inclusão e combate à corrupção, prosseguir com a eliminação das desigualdades económicas, sociais e políticas e continuar a tomar medidas coordenadas para o combate do tráfico de armas ligeiras, intensificar a troca de informações e controlo do crime transfronteiriço. Continuar a privilegiar os mecanismos de resolução dos conflitos existentes,  mobilizar recursos para apoiar intervenções coordenadas ao nível do continente, afirmou. 

Para o governante só assim será possível assegurar a manutenção da paz e segurança em África. Como tal, “Moçambique apoia a proposta de Angola para convocar uma conferência extraordinária, na qual serão discutidas medidas concretas para o combate ao terrorismo no Sahel, Corno de África e regiões de África. 

Recorde-se que o Conselho de Paz e Segurança da UA é o principal órgão encarregado da garantia da paz e segurança no continente, integrando 15 membros, e funciona na sede da UA, em Addis Ababa, coadjuvado nas suas deliberações por um comité militar e outro de peritos diplomatas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Governo informou ANA que pretende que a concessionária prepare a candidatura ao Novo Aeroporto de Lisboa

Governo informou ANA que pretende que a concessionária prepare a candidatura ao Novo Aeroporto de Lisboa

Objetivo é assegurar competitividade das taxas aeroportuárias e limitar extensão da concessão Em cumprimento dos prazos contratualmente previstos, o Governo…
Cientistas definem melhores práticas para infraestruturas face a incêndios rurais

Cientistas definem melhores práticas para infraestruturas face a incêndios rurais

Os grandes incêndios florestais que têm assolado Portugal e o mundo mostram a urgência de novas abordagens em segurança e…
Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DO TEATRO DA GARAGEM23 DE JANEIRO | QUI | 21:00-01:00 | ENTRADA LIVRELANÇAMENTO DE LIVRO COM…
Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

O professor, investigador e escritor Fábio Antônio Gabriel, com diversos livros publicados, entre ensaios e coletâneas, lançou recentemente “Mediação —…