Mandatory Credit: Photo by Xinhua/REX Shutterstock (4388470a) African Union Headquarters African Union Headquarters in Addis Ababa, Ethiopia - 28 Jan 2015 The 24th AU Summit is scheduled to open here on 30th Jan

Moçambique escolhido para membro do Conselho de Paz e Segurança da UA

Moçambique passou a integrar desde esta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), tal como o Malawi, em substituição de Angola e do Zimbabué. 

A eleição do país governado por Filipe Nyusi ocorreu durante a 33.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA, um evento realizado na cidade de Addis Ababa, capital da Etiópia, sob o lema “Silenciar as Armas, Criando Condições para o Desenvolvimento de África”. 

primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, declarou que para a implementação  sustentável das ações que garantam a paz no continente exige-se dos chefes de Estado e de Governo uma capacidade de prevenir, gerir e combater focos de tensão. Neste âmbito, garantiu a abertura do Governo que representa para apoiar toda a assistência que for necessária e ao alcance de Moçambique, bem como outras informações nesta matéria. 

“Entendemos que as nossas ações deverão incidir no reforço da boa governação, inclusão e combate à corrupção, prosseguir com a eliminação das desigualdades económicas, sociais e políticas e continuar a tomar medidas coordenadas para o combate do tráfico de armas ligeiras, intensificar a troca de informações e controlo do crime transfronteiriço. Continuar a privilegiar os mecanismos de resolução dos conflitos existentes,  mobilizar recursos para apoiar intervenções coordenadas ao nível do continente, afirmou. 

Para o governante só assim será possível assegurar a manutenção da paz e segurança em África. Como tal, “Moçambique apoia a proposta de Angola para convocar uma conferência extraordinária, na qual serão discutidas medidas concretas para o combate ao terrorismo no Sahel, Corno de África e regiões de África. 

Recorde-se que o Conselho de Paz e Segurança da UA é o principal órgão encarregado da garantia da paz e segurança no continente, integrando 15 membros, e funciona na sede da UA, em Addis Ababa, coadjuvado nas suas deliberações por um comité militar e outro de peritos diplomatas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin