Moçambique espera 80 milhões de euros de Portugal

Portugal vai disponibilizar 80 milhões de euros a Moçambique para a implementação do novo programa estratégico 2022-2026. Esse tema será debatido em julho, mês em que está prevista a quinta cimeira bilateral entre os dois países, que decorrerá em Maputo. 

O encontro servirá também para analisar o estágio da cooperação política e diplomática entre Portugal e Moçambique, incluindo a parte militar, com destaque para o terrorismo na província moçambicana de Cabo Delgado. 

As delegações dos dois países reuniram-se nesta segunda-feira, 20 de junho, em Maputo, para definirem as datas da realização da cimeira bilateral. A direção do evento ficará a cargo do primeiro-ministro português, António Costa, e do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi. 

“Esta cimeira terá como perspetiva avaliar e sublinhar a importância que a cooperação militar entre Portugal e Moçambique e, sobretudo, expressar aquilo que é conhecido por todos – uma total e inequívoca solidariedade da parte de Portugal para com Moçambique face ao drama da ameaça terrorista em Cabo Delgado”, afirmou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, citado pelo jornal “O País”. 

O novo programa estratégico de cooperação prevê diversas áreas, como a da defesa, educação, justiça, saúde e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: PRM desmente ataque terrorista na província de Nampula

Moçambique: PRM desmente ataque terrorista na província de Nampula

Na última sexta-feira, dia 17 de junho, homens armados atacaram uma aldeia no posto administrativo de Lúrio, distrito de Moma,…
Luxemburgo diz que países da UE apoiam candidatura da Ucrânia

Luxemburgo diz que países da UE apoiam candidatura da Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, afirmou que os países da União Europeia (UE) apoiam o estatuto…
Revista de Imprensa Lusófona de 21 de junho de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 21 de junho de 2022

No Brasil “O Globo” tem em manchete “Nas redes e no Nordeste, Lula e Bolsonaro agem para reverter pontos fracos…
Guiné-Bissau: Braima Camará vinca distanciamento com Sissoco Embaló

Guiné-Bissau: Braima Camará vinca distanciamento com Sissoco Embaló

O Coordenador do Movimento Alternância Democrática (MADEM G-15), Braima Camará, vincou durante a abertura da reunião do Conselho Nacional do…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin