Um grupo de insurgentes decapitou 12 pessoas durante ataques feitos a 11 aldeias do distrito de Muidumbe, localizado na província de Cabo Delgado. O Estado Islâmico anunciou que capturou soldados, tendo a situação causado mais pânico e levado assim a uma nova vaga de deslocados.
“Eles, Al-Shabaab [nome pelo qual são conhecidos os insurgentes], continuam lá nas aldeias hoje (terça-feira, 03 de novembro), e queimaram casas da população e instituições do Governo (públicas)”, disse um morador local a uma publicação estrangeira.
Foi ainda revelado que os insurgentes ocuparam primeiro a aldeia de Namacule e que depois começaram então a lançar as investidas contra outras aldeias. As Forças de Defesa e Segurança (FDS) só interviram após a tomada de posse de algumas aldeias.
“Muitas pessoas estão a fugir de novo. Tínhamos ficado muitos meses sem ser atacados por Al-Shabaab, mas agora vieram mais”, disse também outro morador.
Recorde-se que Muidumbe foi atacado no início de abril, altura em que foi tomada a sede distrital por insurgentes que controlaram a vila durante várias semanas. Este distrito fica a sul de Mocímboa da Praia, cuja vila e o porto foram capturados e continuam sob o controlo dos insurgentes desde agosto.