Um estudante que frequentava o 2o ano no Instituto de Formação de Professores de Quelimane(IFPQ), morreu no princípio da tarde de sexta-feira (09), no Hospital Central de Quelimane(HCQ), para onde fora evacuado, depois de consumir Ratex.
A vítima, Francelino Sócrates, teria recebido uma comunicação da direção do IFPQ dando conta da expulsão do Lar e também da Escola, alegadamente por ter se envolvido numa relação amorosa com uma colega. Francelino Sócrates foi suspenso dias antes tendo ido viver para fora do internato à espera da “sentença”. Na manhã de sexta feira terá recebido a nota de expulsão da instituição e decidido pôr assim termo à própria vida.
No local (IFPQ), constatou-se haver um ambiente de consternação e um sentimento de culpa por parte de quem assinou a nota de expulsão. Aliás, a equipa da Inspeção da Educação esteve no local, mas não prestou qualquer informação à nossa Reportagem.
Este é o segundo caso de suicídio no IFPQ em menos de 4 meses envolvendo estudantes com o mesmo problema de “relacionamentos amorosos”.