Moçambique: Ex-ministro da Saúde critica gestão da Covid-19

O ex-ministro da Saúde Hélder Martins decidiu demitir-se da Comissão Técnico-Científica para Prevenção e Resposta à Pandemia da Covid-19. O motivo deve-se àquilo que considera ser uma má gestão do cenário pandémico.

As observações críticas foram feitas através de uma carta dirigida ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e ao primeiro-ministro, Agostinho do Rosário. No documento foram apresentados 13 motivos para a demissão.

Entre essas razões está o facto de as recomendações da Comissão Técnico-Científica para Prevenção e Resposta à Pandemia da Covid-19 serem ignoradas e de o Governo estar a tomar decisões sem ouvir o órgão. Segundo Hélder Martins, “uma epidemia não pode ser gerida por políticos”.

Assim, continuou, uma vez que não quer ser “tomado como cúmplice” de medidas “tão desacertada” como o recolher obrigatório no Grande Maputo, preferiu sair do cargo.

O atual ministro da Saúde, Armindo Tiago, reagiu a esta demissão dizendo que respeitava a decisão de Hélder Martins e os motivos expostos. Assegurou, no entanto, que a Comissão iria continuar a trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Sofala está preocupado com o aumento de agiotagem ou de indivíduos que…
Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin