Moçambique: Exames arrancaram sem sobressaltos em todo país

Arrancaram na manhã de ontem, 14 de novembro, os exames finais da 6ª, 7ª, 10ª e 12ª classes para o ano lectivo de 2022, em Moçambique. O Ministério da Educação, através de Feliciano Mahalambe, garantiu a prontidão dos professores, mesmo com as ameaças de sabotagem do processo.

Entretanto, a governadora de Manica, Francisca Tomás, quer tolerância zero à fraude académica ao universo de mais de 173 000 alunos da sexta, sétima, décima e décima segunda classes que estarão envolvidos nos exames na província de Manica.

Para a materialização dos exames foram criados 1638 Centros de Exames em toda província. A Governadora de Manica que fez a abertura de exames na Escola Primária do 1 e 2 grau, Amílcar Cabral, na Cidade de Chimoio, congratulou a organização do processo em que os candidatos e professores vigilantes apresentaram-se cedo nas salas de exame.

De acordo com o calendário a que tivemos acesso, os exames vão decorrer em duas chamadas a nível nacional, ou seja, só quem não conseguiu realizar o exame na primeira chamada é que poderá realizar a segunda chamada.

Pode-se ler que: para a 6ª classe, de 14 a 15 de Novembro, 1ª chamada e de 21 a 22 de Novembro, 2ª chamada. Para 7ª classe, será 14 e 15 de Novembro, 1ª chamada e 21 e 22 de Novembro, 2ª chamada; 10ª classe será de 28 de Novembro a 1 de Dezembro, 1ª chamada e de 5 a 8 de Dezembro, 2ª chamada.

A 12ª classe será de 28 de Novembro a 2 de Dezembro, 1ª chamada e 5 a 9 de Dezembro, 2ª chamada e o 4º ano do Ensino para Jovens e Adultos decorre nos dias 14 e 15 de Novembro, 1ª chamada e 5 a 9 de Dezembro, para 2ª chamada.

De salientar que o processo vai abranger mais de um milhão e novecentos alunos de todo o país para os dois ciclos (ensino presencial e ensino à distancia respectivamente) para jovens e adultos referentes ao ano lectivo 2022.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Estudantes sofrem com preço da habitação em Portugal

Cabo Verde: Estudantes sofrem com preço da habitação em Portugal

As associações que representam os estudantes cabo-verdianos em Portugal afirmam que a subida do preço de renda das habitações é…
Timor-Leste: Crise alimentar em risco de agravar com El Niño

Timor-Leste: Crise alimentar em risco de agravar com El Niño

O Programa Alimentar Mundial (PAM) alerta que o fenómeno climático El Niño poderá agravar a crise alimentar registada em Timor-Leste,…
Angola: "Trajetória muito positiva" da relação entre Angola e EUA pode levar a cooperação em matéria de defesa

Angola: "Trajetória muito positiva" da relação entre Angola e EUA pode levar a cooperação em matéria de defesa

A primeira visita a Angola de um secretário de Defesa norte-americano serviu para estabelecer “um diálogo anual de defesa de…
Oxford Economics prevê diminuição da inflação em Moçambique

Oxford Economics prevê diminuição da inflação em Moçambique

A consultora Oxford Economics África partilhou que a inflação em Moçambique deverá registar 6,5% em 2023. Esta percentagem representa um…