O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, informou que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) estão a ser preparadas para garantir a segurança e a estabilidade na província de Cabo Delgado e do país, em geral, quando as tropas estrangeiras se retirarem.
Ainda segundo o também comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), a capacitação das FADM está a ser feita em paralelo com as ações de combate ao terrorismo. Recorde-se que estas têm tido o apoio das tropas ruandesas e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa).
Tratam-se de ações que têm como objetivo reequipar as FADM em meios e recursos humanos capacitados para lutarem contra todas as ações que atentam à integridade territorial e soberania nacional, continuou Nyusi.
O Presidente da República pediu aos deslocados e à população de Cabo Delgado, em geral, para que seguissem as orientações das autoridades competentes. Só assim poderá ocorrer o regresso seguro da população às zonas de origem, realçou.