Os criadores de gado bovino, no distrito de Mecanhelas, na província nortenha de Niassa, manifestam enorme preocupação pela falta de serviços veterinários para garantir a sanidade dos seus animais, cuja criação tende aumentar nos últimos anos.
A preocupação neste sentido, foi expressa na semana finda, durante o lançamento da Campanha Provincial de Vacinação Animal, naquele distrito, pelo representante dos criadores, Aníbal Alberto Rumba, onde também enumerou a falta de matadouro convencional e frequente roubo de animais.
A Governadora de Niassa, Elina Judite Massengele, admitiu na ocasião que apesar da melhoria do sector da pecuária nos últimos tempos, o governo tem desafios na mobilização de recursos, embora ache crucial a prevenção de doenças em defesa da economia e da saúde pública.
“Há desafios que temos como governo, nomeadamente, a mobilização de recursos junto dos parceiros de desenvolvimento para o sector pecuário, a construção e/ou reabilitação de infraestruturas pecuárias, bem como, a sensibilização dos criadores na marcação de seus animais, controlo do movimento de animais, a prevenção de doenças animais com impacto na saúde pública, bem como, a continuação do diálogo com os criadores e todos intervenientes do sector pecuário, pois só assim poderemos defender a Saúde Pública e da Economia” admitiu a Governadora.
A campanha de vacinação animal bovina está decorrer e tem como objetivo prevenir a febre aftosa, factor importante para a produção de carne de qualidade para o consumo humano.
Em 2021 a província de Niassa produziu 2.225 toneladas de carne, representando um aumento de 11.7% quando comparado com o ano 2020.