Moçambique: Falta de serviços veterinários preocupa criadores de gado no Niassa

Os criadores de gado bovino, no distrito de Mecanhelas, na província nortenha de Niassa, manifestam enorme preocupação pela falta de serviços veterinários para garantir a sanidade dos seus animais, cuja criação tende aumentar nos últimos anos. 

A preocupação neste sentido, foi expressa na semana finda, durante o lançamento da Campanha Provincial de Vacinação Animal, naquele distrito, pelo representante dos criadores, Aníbal Alberto Rumba, onde também enumerou a falta de matadouro convencional e frequente roubo de animais. 

A Governadora de Niassa, Elina Judite Massengele, admitiu na ocasião que apesar da melhoria do sector da pecuária nos últimos tempos, o governo tem desafios na mobilização de recursos, embora ache crucial a prevenção de doenças em defesa da economia e da saúde pública.

“Há desafios que temos como governo, nomeadamente, a mobilização de recursos junto dos parceiros de desenvolvimento para o sector pecuário, a construção e/ou reabilitação de infraestruturas pecuárias, bem como, a sensibilização dos criadores na marcação de seus animais, controlo do movimento de animais, a prevenção de doenças animais com impacto na saúde pública, bem como, a continuação do diálogo com os criadores e todos intervenientes do sector pecuário, pois só assim poderemos defender a Saúde Pública e da Economia” admitiu a Governadora.

A campanha de vacinação animal bovina está decorrer e tem como objetivo prevenir a febre aftosa, factor importante para a produção de carne de qualidade para o consumo humano. 

Em 2021 a província de Niassa produziu 2.225 toneladas de carne, representando um aumento de 11.7% quando comparado com o ano 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: UNITA queixa-se de perseguição no Namibe

Angola: UNITA queixa-se de perseguição no Namibe

A UNITA queixou-se publicamente de haver perseguição de ativistas cívicos na província do Namibe. Segundo o maior partido da oposição em…
Moçambique: Filipe Nyusi inaugura Tribunal em Mocuba

Moçambique: Filipe Nyusi inaugura Tribunal em Mocuba

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 18 de Abril, o novo edifício do…
Brasil: À revelia da OMS, país decreta fim da pandemia de Covid-19 

Brasil: À revelia da OMS, país decreta fim da pandemia de Covid-19 

O ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, anunciou domingo, 17 de abril, o fim da emergência sanitária causada pela pandemia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin