Moçambique: FDS capturam 15 terroristas

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique capturaram os 15 terroristas que atacaram a aldeia de Lindi, do distrito de Quissanga, na passada quinta-feira, 23 de setembro. Os insurgentes dispararam e incendiaram casas, o que levou vários habitantes a fugirem para a mata. 

De acordo com fontes locais, na altura em que os invasores entraram na aldeia não havia nenhum contingente militar na região. No entanto, horas depois, unidades das FDS chegaram ao local e trocaram tiros com os terroristas. 

As autoridades conseguiram capturar 15 insurgentes e levaram-nos para a cidade de Pemba, onde foram apresentados à comitiva presidencial moçambicana e ruandesa lideradas pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o homólogo do Ruanda, Paul Kagame. 

Apesar de o Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, ter dito recentemente que a população deslocada já podia regressar a Quissanga, os últimos acontecimentos têm preocupado a população. Algumas pessoas já estavam a regressar às zonas de origem depois de as autoridades nacionais terem garantido que estavam criadas condições de segurança para isso. 

Só nos últimos dias foram assassinadas mais de 17 pessoas nas aldeias de Namaluku, Tapará, Nakuta e Bilibiza. Durante a conferência de imprensa realizada no sábado, 25 de setembro, em Pemba, Nyusi reconheceu que ainda era cedo para celebrar qualquer vitória na sequência das operações das Forças Conjuntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin