Moçambique: FDS confirmam assassinato de 52 jovens em Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique confirmaram nesta segunda-feira, 20 de abril, o assassinato de 52 jovens na aldeia de Xitaxi, distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado. O ataque foi cometido pelo grupo armado que tem realizado, desde outubro de 2017, diversos ataques nesta zona contra alvos civis e militares.

Segundo o porta-voz do Comando Conjunto das FDS, Orlando Mudumane, as mortes ocorreram na primeira semana de abril, altura em que as vítimas recusaram-se a juntar ao grupo dos malfeitores.

“Recentemente, os malfeitores tentaram recrutar jovens para integrar as suas fileiras. Contudo houve resistência por parte destes, facto que provocou ira dos malfeitores, que indiscriminadamente alvejaram mortalmente, de forma cruel e diabólica, 52 jovens na aldeia de Xitaxi, distrito de Muidumbe”, informou.

Mudumane acrescentou que as FDS apelam aos jovens para que não aceitem o aliciamento de vária ordem dos malfeitores, que querem integrá-los no grupo. As FDS, sublinhou, instam às forças vivas da sociedade no sentido de cooperarem e colaborarem no combate contra os insurgentes.

“As FDS têm estado a intensificar várias ações operativas de combate e perseguição aos malfeitores, com vista à sua neutralização e consequente responsabilização pelos actos criminosos e hediondos que têm perpetrado naquele ponto do país”, expôs.

Desde outubro de 2017 que estes ataques já causaram cerca de 400 mortes, além de 162 mil afetados pela violência armada em Cabo Delgado, que tiveram de abandonar a zona invadida para procurarem segurança em outros locais. Recorde-se que as mais recentes invasões foram reivindicadas pelo Estado Islâmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Hungria avança com Memorandos de Entendimento

Angola e Hungria avança com Memorandos de Entendimento

Angola e Hungria assinaram dois Memorandos de Entendimento nesta segunda-feira, 03 de junho, em Budapeste, capital húngara.  Após a assinatura dos…
Zelensky considera Trump um “Presidente falhado” se propuser mau acordo de paz

Zelensky considera Trump um “Presidente falhado” se propuser mau acordo de paz

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, partilhou que o ex-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e que concorre novamente ao…
EUA consideram que cabe ao Hamas aceitar cessar-fogo em Gaza

EUA consideram que cabe ao Hamas aceitar cessar-fogo em Gaza

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken, afirmou que cabe ao movimento islamita palestiniano Hamas aceitar…
Moçambique: Nyusi viaja até à Coreia para participar em Cimeira

Moçambique: Nyusi viaja até à Coreia para participar em Cimeira

O chefe de Estado moçambicano encontra-se na República da Coreia desde a noite de domingo, 02 de junho. Nyusi deslocou-se até…