As Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique informaram nesta terça-feira, 23 de junho, que encontraram em março os corpos de alguns terroristas abatidos nos ataques verificados no distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado.
Segundo a nota divulgada, para além da vala comum, as FDS, travaram um novo combate, que resultou em mais seis insurgentes abatidos e na recuperação de material bélico, incluindo uma arma de fogo, carregadores de munições e medicamentos. Os criminosos trajavam uniformes da FDS, de acordo com os vídeos publicados pelo Ministério da Defesa Nacional.
Esse ministério declarou, através de um comunicado de imprensa, que “as operações em curso visam atacar, assaltar e desmantelar derradeiramente a Base Siri, conhecida como sendo das principais bases de terroristas. Muito recentemente, as FDS também lançaram, por duas vezes, ataques sobre Siri ou Síria, tendo na ocasião logrado a morte de importantes cabecilhas dos terroristas”.
Fontes locais contaram que nos bairros Nacala, Pamoda e Milamba, zonas do distrito de Mocímboa da Praia, a população tem recebido, de noite, visitas frequentes de elementos das FDS, que alegadamente entram em casa para verificarem quem passa a noite no local.
Os habitantes locais mencionaram também que os raptos continuam a ocorrer nos distritos afetados pelo terrorismo, tendo, por exemplo, um casal sido raptado no distrito de Macomia no último fim de semana, enquanto estava a desenvolver a sua atividade agrícola.