Moçambique: FDS neutralizaram 280 atacantes em Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) neutralizaram, até ao momento, pelo menos 280 atacantes, nacionais e estrangeiros, que realizaram actos terroristas em alguns locais da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

De acordo com o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, este resultado operativo deve-se à estreita colaboração e denúncia por parte das populações locais.

Os malfeitores, que estão a ser julgados nas instâncias judiciais de Cabo Delgado, têm atuado em pequenos grupos, que recorrem a actos intimidatórios, assassinatos com recurso a armas brancas e de fogo, além de atearem fogo a casas, roubarem produtos alimentares da população e atacarem viaturas civis.

“Nada justifica este tipo de crimes hediondos, os quais condenamos veementemente”, declarou o governante esta quarta-feira, 13 de março, na Assembleia da República, em Maputo, durante a sessão de informações do Governo.

Agostinho do Rosário acrescentou que, “para fazer face as ações levadas a cabo pelos malfeitores, foram destacadas unidades e valências das FDS para aqueles pontos com o objetivo de defender a população e empreendimentos económicos e sociais públicos e privados”.

Quanto ao envolvimento de cidadãos estrangeiros nas ações criminosas, explicou que as autoridades moçambicanas têm estado a trocar informações com países vizinhos, “o que está a permitir a neutralização e limitação dos movimentos dos malfeitores”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin