O ministro da Defesa Nacional de Moçambique comentou que existem sinais evidentes da presença dos terroristas na província do Niassa. Segundo Cristóvão Chume, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) já estão a perseguir os insurgentes.
As declarações foram feitas aos jornalistas nesta segunda-feira, 20 de dezembro, após o governante ter recebido no seu gabinete o ministro da Defesa, Justiça e Segurança do Botsuana, Thomas Mmusi.
“A situação no Niassa apresenta-se como preocupante. Há sinais evidentes da presença de terroristas, mas a nossa tropa está em perseguição aos grupos e achamos que nos próximos dias vamos ter sinais positivos do aligeiramento da situação que emergiu nas semanas passadas”, expôs o ministro moçambicano.
Ainda de acordo com Chume, a operação ocorreu numa base onde se localizava Obino Amar, um dos indivíduos que estavam a ser procurados pelas autoridades. Nessa base foram também detidas mulheres, colaboradoras de Obino Omar.
Segundo a mesma fonte, a intervenção do Botsuana na operação é positiva e contribui para a estabilização da província de Cabo Delgado.