Moçambique

Moçambique: FDS resgatam 21 mulheres raptadas por terroristas

O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, informou que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) conseguiram resgatar 21 cidadãs, algumas com bebés ao colo. 

As vítimas tinham sido sequestradas por terroristas que operam na província de Cabo Delgado. Todas elas acabaram por regressar na quarta-feira13 de janeiro, ao convívio familiar. 

As FDS usaram meios aéreos e foram seguindo o percurso dos terroristas e dos seus reféns até uma distância de cerca de cinco quilómetros do distrito de Macomia, onde se efetuou o ataque que culminou com a libertação dos reféns. 

Ainda de acordo com Bernardino Rafael, as famílias estão livres para regressarem à ilha de Matemo, no distrito do Ibo, onde as cidadãs foram raptadas pelos terroristas. O comandante-geral garantiu que as FDS estão no terreno para assegurar a ordem e a tranquilidade nas comunidades. 

As vítimas eram usadas como transportadoras de produtos roubados, viviam em situação de nómadas e serviam de escudo para os terroristas, o que lhes colocava numa situação de medo constante. 

Recorde-se que os ataques armados em Cabo Delgado ocorrem desde outubro de 2017. As invasões já resultaram no assassinato de mais de dois mil cidadãos e forçaram outros 550 mil a procurarem refúgio em zonas mais seguras, o que desencadeou uma grave crise humanitária.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo