Moçambique: FDS vencem terroristas e recuperam Mocímboa da Praia

O Ministério da Defesa Nacional de Moçambique convocou a imprensa neste domingo, 08 de agosto, para anunciar avanços no combate aos terroristas na província de Cabo Delgado.

Nessa conferência foi então divulgada a informação de que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) conseguiram recuperar o controlo de Mocímboa da Praia, que estava há meses sob influência dos terroristas. A missão foi feita com a ajuda das tropas ruandesas.

Assim, as autoridades voltaram a ter controlo sobre as infraestruturas públicas e privadas locais, como os edifícios do Governo local e o porto, aeroporto, hospital, mercados, estabelecimentos de restauração, entre outros.

De acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, Omar Saranga, a ofensiva permitiu a desativação de posições inimigas a norte da vila de Mocímboa da Praia, em zonas como Quelimane, Maputo, Njama, Tete , Primeiro de Maio e Unidade. O mesmo aconteceu também a oeste, às posições de Magoma, Manilha, Mbuje, Mumu e Ntotwe.

“Neste momento, as operações continuam na vila de Mocímboa da Praia, com o objetivo de consolidar o controlo sobre as zonas que prevalecem críticas, nomeadamente alguns bairros periféricos e a zona onde se localiza a estação de tratamento de água”, acrescentou Saranga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin