Moçambique: Filho de Dhlakama vai concorrer à presidência em 2024

Henriques Dhlakama, primogénito do falecido Afonso Dhlakama, antigo líder da Renamo, avançou que vai candidatar-se à Presidência da República em 2024. O anúncio foi feito através da rede social Facebook.

“Neste dia, em que, após muita reflexão, lanço a minha candidatura à Presidência da República de Moçambique, tenho o coração repleto de uma alegria tranquila”, começou por escrever.

“Sinto-me acompanhado por todos vocês, moçambicanos, que nos últimos dias me enviaram milhares de mensagens de esperança, lealdade, encorajamento e outras de sentido desespero, por uma mudança que tarda em chegar”, pode ainda ler-se.

Dhlakama declarou igualmente que se candidata contra a corrupção e outros males que assolam o país. “Nestes novos tempos, e apesar de Moçambique ser um dos países com maior potencialidade no continente africano e no mundo, estamos atrasados em mais de 50 anos e desprotegidos face a novos desafios”, partilhou.

“As nossas instituições são corruptas e atrasadas. Moçambique não soube nem sabe desenvolver os seus recursos valiosos, entre os quais a população moçambicana. Estamos à beira de um enorme precipício e é altura de os moçambicanos reagirem com a ferocidade que se lhes conheceu ao longo de toda a sua história”, criticou.

O candidato considera assim que “os moçambicanos querem mudar e estão fartos! Fartos de sofrer e ver morrer as suas crianças; de não ter o que comer”, realçou. Foi também mencionada a falta de acesso a uma assistência digna de saúde, a falta de dinheiro para estudar, de emprego, e juntando a isso, a existência de “guerras e conflitos”.

“Apresento-me como um candidato de todos os Moçambicanos. Tenho no meu nome gravado a ferro e fogo a história de um passado de combate pela justiça e igualdade”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Residentes Ribandar retiram barreiras de proteção 

Goa: Residentes Ribandar retiram barreiras de proteção 

Depois de mostrarem o seu descontentamento pelo atraso das intervenções do projeto da “Cidade Inteligente” e pela ausência de opções…
BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) divulgou um relatório onde é previsto um crescimento de 3,4% na economia timorense. Esta…
Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Governo vai disponibilizar 1.800.000 contos para o setor…
Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

O Banco Mundial considera que a economia angolana pode crescer 2,8% em 2024, após ter subido 0,8% em 2023, através…