Moçambique: Filho do líder da Renamo detido por corrupção

Prisão

Um funcionário do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, responsável pelo pelouro de Promoção Económica, Gestão de Mercados e Feiras, foi detido por ordem do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção. 

Trata-se do vereador Osvaldo Ossufo Momade, filho do líder da Renamo, Ossufo Momade. O visado é acusado da prática de actos administrativos sem competência para o efeito, o que, alegadamente, terá induzido em erro o presidente da autarquia, e por obstrução da justiça. 

O “Notícias” avança que Osvaldo Ossufo Momade é acusado de prática de crime de abuso de cargo ou função, fraude e falsidade de depoimento ou declaração. 

De acordo com o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, o funcionário detido foi denunciado por um cidadão, alegadamente por criar um projeto de montagem de loja móvel numa rua fechada que atravessa a linha férrea, na zona mais conhecida por SIPAL. 

Cidadãos desconfiam de projetos 

O arguido terá emitido documentos para a execução do mesmo tipo de projeto a dois cidadãos sem a autorização do presidente do Conselho Municipal de Nampula, Paulo Vahanle, e sem autorização do Fundo de Investimento para o Abastecimento de Água (FIPAG). Por esse motivo, o empreendimento terá sido montado no local adjacente aos tanques e tubagem de água. 

Entretanto, o primeiro cidadão requerente terá ficado surpreso ao ver que no mesmo local onde havia requerido está a ser implantado um projeto semelhante ao seu, apesar de ser diferente sob ponto de vista de estética, mas também tecnicamente reprovável, por causa do peso dos contentores, que podiam pressionar os tubos subterrâneos. 

“O cidadão reclamou ao FIPAG e o diretor dirigiu-se à Direção de Urbanização do Conselho Municipal para se inteirar do que se estava a passar, tendo em conta que o projeto que já estava em desenvolvimento não tinha sido autorizado pelo FIPAG”, pode ler-se num comunicado citado pela publicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Olavo Correia é reconhecido como Melhor Ministro das Finanças em África

Cabo Verde: Olavo Correia é reconhecido como Melhor Ministro das Finanças em África

Olavo Correia, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, foi reconhecido como o melhor Ministro das Finanças em…
Tanzânia vai acolher pela primeira vez a Cimeira africana das Pescas 

Tanzânia vai acolher pela primeira vez a Cimeira africana das Pescas 

A capital de Tanzânia, Dar-es-salam, vai acolher pela primeira vez, de 5 a 7 de Junho próximo a Cimeira Africana…
Angola e Vietname querem aumentar nível de cooperação

Angola e Vietname querem aumentar nível de cooperação

Angola e o Vietname têm como objetivo aumentar o quadro de cooperação bilateral na área da economia, além de quererem…
Moçambique: Angoche vai ter novo porto de pescas a partir de julho

Moçambique: Angoche vai ter novo porto de pescas a partir de julho

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou que Angoche vai passar a contar com um novo porto a…