O actual Presidente da Frente da Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, é candidato único à sua própria sucessão na liderança do partido, cuja eleição terá lugar no decurso do XII Congresso. O congresso terá lugar na Escola Central do Partido Frelimo, na Cidade da Matola, de 23 a 28 de setembro.
A informação sobre a candidatura de Filipe Nyusi foi feita na tarde de ontem, 21 de setembro, pelo Secretário-Geral da Frelimo, Roque Silva, numa conferência de imprensa convocada para falar sobre o arranque da magna reunião desta organização política. “O candidato a presidente do partido, posso dizer, seguramente, é Filipe Jacinto Nyusi que é membro querido dos membros da sexagenária Frelimo”, declarou Roque Silva.
A ser eleito, esta será a terceira vez que Filipe Nyusi lidera o partido. A primeira vez foi no ano 2015, em substituição de Armando Guebuza. A segunda em 2017, na sequência do XI Congresso.
Durante o encontro com os jornalistas, Roque Silva avançou que não constitui ponto de agenda a eleição do candidato deste partido às eleições presidenciais do ano 2024, pois, “o assunto deverá estar na agenda dos futuros órgãos sociais”.
Roque Silva assinalou que o encontro magno vai eleger um novo comité central, ao qual caberá a escolha de um novo secretário-geral, de uma nova comissão política e de um novo comité de verificação. O secretário-geral declarou que os delegados vão igualmente aprovar a revisão dos estatutos, visando adaptar a organização política aos atuais desafios internos e internacionais.
O 12.º Congresso vai contar com a participação de cerca de 1.500 delegados e perto de 500 convidados, incluindo representantes de partidos e organizações estrangeiras “amigas”, acrescentou Roque Silva.
Aurelio Sambo – Correspondente