O Presidente da FRELIMO e Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encerrou na passada segunda-feira 18 de Abril, o ciclo de contacto com as bases destacando a vitalidade do partido na provÍncia da Zambézia, manifestou o sentimento de satisfação como fruto da união e coesão que prevalece entre os membros da agremiação política.
Com efeito, Filipe Nyusi orientou a terceira sessão extraordinária do Secretariado do Comité Provincial alargada a outros quadros, que marcou o fim do périplo pelas onze províncias.
O Presidente Nyusi referiu que a FRELIMO está mais forte, proactiva e cada vez mais identificada com as suas origens, as massas e que este exercício, permitiu levar um conjunto de ensinamentos para o partido continuar a crescer e a preparar-se para os próximos desafios, nomeadamente o 12º Congresso, as próximas eleições autárquicas de 2023 e as gerais de 2024.
Tendo destacado que os maiores ganhos deste contacto com a base foram o reforço da união e coesão, consolidação dos métodos de trabalho, reforço da unidade nacional e a paz, como princípios estruturantes da nossa identidade e comunhão de destino.
Na ocasião os quadros presentes na reunião, destacaram que um dos méritos desta governação é que o Presidente Filipe Nyusi conseguiu despertar nos Moçambicanos a capacidade de autossuperação mesmo em contextos de adversidades como a pandemia da Covid-19, desastres naturais e terrorismo no norte do país.
Sublinharam que apesar dos desafios típicos de países em desenvolvimento, os últimos anos foram de muitas actividades, com destaque para o processo de pacificação do país e o retorno gradual ao apoio ao orçamento do estado, graças a visão acertada, mensagens de optimismo e presença constante do Presidente Nyusi características típicas de uma figura com elevado sentido de estado e de servir a nação.
Reconheceram igualmente a grandeza e determinação do Presidente em todas as esferas da vida do país, com realce para os ganhos alcançados na luta contra a fome através de programas como o sustenta.
Aurelio Sambo