O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 18 de Abril, o novo edifício do Tribunal Judicial do distrito de Mocuba, na província da Zambézia. Trata-se de um empreendimento de construção de raiz, erguida no âmbito da Iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Edifício Condigno para o Tribunal, até 2023”.
A Iniciativa visa dotar todos os Tribunais Judiciais dos Distritos de edifícios condignos para o seu funcionamento e requalificação daqueles que funcionam sem condições adequadas até 2023.
No acto da inauguração, o Presidente da República afirmou que “este passo dado hoje aqui em Mocuba é afirmação do compromisso por nós assumido aquando do lançamento da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Edifício Condigno para o Tribunal”, no passado dia 21 de Maio de 2021, portanto o novo edifício do Tribunal está entregue, cumprimos o que foi prometido e ainda falta entregar aos outros distritos 31 edifícios da mesma iniciativa”.
A Iniciativa abrange 61 distritos e deverá ser executada em duas fases. As construções obedecerão a tipologias específicas e prevê igualmente a construção de 102 residências para magistrados.
Nesta deslocação, o Chefe do Estado fez-se acompanhar pela Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Mateus Kida, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
Aurelio Sambo – Correspondente