Moçambique: Firoza Dissai promove encontro para promoção da alfabetização

Decorreu no passado dia 18 de Agosto na Sala de Sessões do Governo Distrital de Marracuene, o encontro do Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos para Alfabetização(MASMA).

Segundo a Presidente do MASMA, Firoza Desai, o evento tinha como objectivos apresentar os membros do MASMA a nível do distrito, explicar o funcionamento do programa de Alfabetização e Educação de Adultos(AEA) no distrito e difundir os objectivos do MASMA. A preparação para o Dia Internacional de Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) que se celebra no próximo dia 8 de Setembro também estaria na agenda.

A acompanhar a Presidente do MASMA, Firoza Dissai, esposa do Administrador Distrital, esteve o Director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT). Participaram também no encontro os membros do Governo Distrital, Chefes dos Postos Administrativos e das Localidades e seus cônjuges e representantes da Associação Moçambicana para a Promoção do Cooperativismo Moderno(AMPCM).

O grande desafio lançado pela Presidente do MASMA é que cada localidade tenha o maior número possível de Centros de AEA para reduzir o índice do analfabetismo no Distrito.

Importa referir que segundo a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, (Unesco) a taxa de analfabetismo de adultos em Moçambique é de 45%. Mas o número de mulheres que não sabem ler nem escrever é duas vezes superior ao dos homens. O analfabetismo é maior nas áreas rurais, onde vivem 57% das pessoas não alfabetizadas, em comparação com os 23% que reside nas áreas urbanas.

Aurelio Sambo

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…