Decorreu no passado dia 18 de Agosto na Sala de Sessões do Governo Distrital de Marracuene, o encontro do Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos para Alfabetização(MASMA).
Segundo a Presidente do MASMA, Firoza Desai, o evento tinha como objectivos apresentar os membros do MASMA a nível do distrito, explicar o funcionamento do programa de Alfabetização e Educação de Adultos(AEA) no distrito e difundir os objectivos do MASMA. A preparação para o Dia Internacional de Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) que se celebra no próximo dia 8 de Setembro também estaria na agenda.
A acompanhar a Presidente do MASMA, Firoza Dissai, esposa do Administrador Distrital, esteve o Director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT). Participaram também no encontro os membros do Governo Distrital, Chefes dos Postos Administrativos e das Localidades e seus cônjuges e representantes da Associação Moçambicana para a Promoção do Cooperativismo Moderno(AMPCM).
O grande desafio lançado pela Presidente do MASMA é que cada localidade tenha o maior número possível de Centros de AEA para reduzir o índice do analfabetismo no Distrito.
Importa referir que segundo a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, (Unesco) a taxa de analfabetismo de adultos em Moçambique é de 45%. Mas o número de mulheres que não sabem ler nem escrever é duas vezes superior ao dos homens. O analfabetismo é maior nas áreas rurais, onde vivem 57% das pessoas não alfabetizadas, em comparação com os 23% que reside nas áreas urbanas.
Aurelio Sambo