Moçambique: Frelimo continua à frente na contagem dos votos das Eleições Autárquicas

Apesar de ainda não estar terminada a contagem de votos das Eleições Autárquicas, realizadas em Moçambique esta quarta-feira, 10 de outubro, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) já avançou a informação de que o partido Frelimo venceu, até ao momento, em 20 autarquias, cujas mesas foram todas contabilizadas.

Vila de Manhiça, Vila da Praia de Bilene, Chibuto, Chókwè, Mandlakazi, Chimoio, Catandica, Gondola, Sussundenga, Manica, Gorongosa, Tete, Milange, Maganja da Costa, Ribáuè, Metangula, Mandimba, Montepuez, Chiure e Mueda são os locais onde Frelimo obteve a maioria dos votos. A CNE informou ainda que a Renamo ganhou numa autarquia e que falta ainda fazer a contagem de 32 autarquias, inclusive a de Maputo.

No entanto, o porta-voz da comissão, Paulo Cuinica, declarou que, devido aos votos que faltam ser contados, é esperada uma alteração dos resultados em função do avanço no apuramento.

O “CanalMOZ” informou esta quinta-feira, 11 de outubro, que a Renamo ia à frente em quatro autarquias, sendo elas Quelimane, Nampula, Alto Molócuè e Mocímboa da Praia. Mesmo tendo vencido em apenas uma autarquia até ao momento, este partido continua a ser considerado o maior rival da Frelimo. A Matola é um dos locais onde a percentagem de votos entre os partidos se aproxima, pois a Frelimo lidera com 48,62% dos votos e a Renamo com 46,38%, segundo os dados oficiais divulgados até ao momento.

A plataforma de observação “Votar Moçambique” afirmou que “a Renamo está em condições de ganhar dez ou mais municípios, o que seria um máximo histórico”, o que diminuiria desta forma o domínio da Frelimo, que em 2013 só não venceu em quatro das 53 autarquias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

O ex-primeiro-ministro angolano e militante do MPLA, Marcolino Moco, afirmou que o partido no poder, tal como o líder João…
Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

A Embaixadora de Moçambique em São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, partilhou a vontade do país que representa em reforçar…
Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, afirmou que o “grande desafio” do mandato…
Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin