Moçambique: Frelimo desmente Renamo em conferência de imprensa

O partido Frelimo, convocou na tarde de ontem 05 de Agosto, uma conferência de imprensa, dirigida pelo Chefe da sua Bancada Parlamentar para falar sobre o assunto da intervenção militar estrangeira em Cabo Delgado.

De acordo com o chefe da bancada, Sérgio Pantie, “houve consenso para que o assunto seja debatido na Sessão Ordinária, a decorrer em Outubro de 2021”. Além disso, a bancada da Frelimo diz que as reclamações da Renamo são vazias e carecem de fundamentação jurídica.

A FRELIMO desmente todas alegações da Renamo no que diz respeito a pedido uma sessão extraordinária do parlamento para o debate sobre a presença da tropa estrangeira no país.

“O assunto foi apenas debatido na comissão permanente a pedido da Renamo. Em nenhum momento do debate na comissão permanente alguém falou ou colocou de uma pertença sessão extraordinária da comissão permanente. Os debates da comissão permanente são gravadas e tem actas.”

O líder partidário disse ainda “do debate havido na sessão da comissão permanente da Assembleia da República ficou considerado que a vinda das tropas estrangeiras designadamente as da SADC e das do Ruanda que vem ajudar os moçambicanos e apoiar os esforços das forças de Defesa e Segurança, são bem vindas para juntos enfrentarmos o terrorismo no nosso país que não é problema de Moçambique só é um problema também da região e do mundo todo.”

“Para o terrorismo as nações não podem travar este combate isolada de forma descoordenada e tem sido esse o esforço do camarada presidente em reunir consenso no país, região e no mundo para enfrentarmos este mal. A comissão permanente considerou que a vinda das tropas é bem vinda porque complementa os esforços das nossas forças armadas” acrescentou Sérgio Pantie.

Ao contrário da Renamo, a bancada parlamentar da Frelimo considera legal a forma com que é conduzido o processo da intervenção das forças estrangeiras.

Aurelio Sambo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de maio de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de maio de 2024

No Brasil o portal de notícias “globo.com” refere que “Tragédia no RS é usada para golpes de anúncios falsos e…
Discurso do Líder do Hezbollah no rescaldo da morte do Presidente do Irão

Discurso do Líder do Hezbollah no rescaldo da morte do Presidente do Irão

Sayyed Hassan Nasrallah, o Secretário-Geral do Hezbollah, deu um discurso aos seus apoiantes, na passada sexta-feira, com críticas e ameaças…
Recorde mínimo de gelo marinho na Antártida seria “extremamente improvável” sem alterações climáticas

Recorde mínimo de gelo marinho na Antártida seria “extremamente improvável” sem alterações climáticas

Um grupo de cientistas do British Antarctic Survey descobriu que os níveis recorde de gelo marinho, na Antártida, em 2023,…
STP: País recebe apoio financeiro da ONU apoia para reformar Justiça e Segurança

STP: País recebe apoio financeiro da ONU apoia para reformar Justiça e Segurança

A Comissão de Consolidação da Paz, da ONU, realizou, nos dias 13 a 15 de maio, uma visita a São…