Moçambique: Frelimo diz que junho é marco na história do país e de África

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) destacou junho como um marco importante na história do país, referindo que é nesse mês que se assinalam datas como a do centenário de um dos fundadores do partido no poder, Eduardo Mondlane, do Massacre de Mueda, da proclamação da independência nacional, da introdução da moeda nacional metical e do Dia da Criança Africana.

A organização política lembrou ao povo, em comunicado de imprensa, que foi a 16 de junho de 1960 que ocorreu o Massacre de Mueda, na província de Cabo Delgado, como último episódio da resistência dos moçambicanos à dominação colonial portuguesa.

“Volvidos 60 anos deste massacre, os moçambicanos têm na memória a heroicidade daqueles concidadãos que ousaram desafiar o colonialismo, juntaram-se aos combatentes da Frelimo e venceram o regime colonial português”, pode ler-se.

Neste âmbito, exortou os jovens e as novas gerações a seguirem os ideais de Mondlane que se “condensam no patriotismo e luta constante pela dignidade humana”.

Quanto ao metical, referiu que é um símbolo do país que representa o “orgulho da moçambicanidade”, tendo sido criado em 1980.

Sobre o Dia da Criança Africana, recordou os acontecimentos em 1976 na vizinha África do Sul, altura do “apartheid”, quando a população negra se manifestou pelos direitos das crianças.

A Frelimo endereçou a sua solidariedade para com a criança moçambicana e de África que “sofre o flagelo da fome, de ataques armados, da pobreza, do tráfego, do trabalho infantil e da violação flagrante dos seus direitos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin